martedì 15 gennaio 2019

0049 Portugues - 3a OCTAVA











GILGAMESH
 

A CONSCIÊNCIA DA ALMA É O SER, QUE
"EU SOU"
OU A BUSCA DA IMORTALIDADE


... algo diferente de ler:

Nos Poemas de Gilgamesh acontece que um homem que enfrenta seu caminho para o conhecimento, deve atravessar uma floresta, onde um monstro chamado ao vivo Huwawa, o poder do mal, que é: a parte escura nele.

Nesta floresta vivem todas as criaturas criadas pelas mesmas e que pedem para serem libertadas por meio de confronto, aceitação e transformação. Esse caminho nos mostra de mil maneiras tudo sobre o encontro com a luz, mas muitos a tratam como histórias, filmes, aventuras imaginativas, etc. As forças do corpo elemental buscam seu equilíbrio e ordem de desejo, de modo que o SER possa se expressar.

Gilgamesh é a história dele, que "olha profundamente":

Os Poemas falam de um lendário rei, que governou em URUK / Suméria, que era o centro da cultura suméria 3.000 anos antes de Cristo. Gilgamesh (2750-2600 a.C.) é 2/3 parte divino e 1/3 humano. Ele é um governador despótico, pelo qual a Deusa Aruru decide criar um homem das estepes com o nome de "ENKIDU" e capaz de derrotar Gilgamesh. A luta em frente ao templo está empatada e as contra partes tornam-se AMIGOS. Juntos, eles enfrentam muitas aventuras, entre outros, o HUWAWA, um monstro que vive na profundidade de uma floresta grande e profunda, e eles retornam para Uruk como grandes heróis.
ISCHTAR, a Deusa do amor, declara seu amor a Gilgamesh, que a rejeita porque sabe o que aconteceu com seu antecessor. Cheia de amargura, ela envia a Uruk O TORO DIVINO , que começa a devastar a terra. Mas os dois heróis derrotam e matam esse monstro.

Por vingança, Enkidu está sendo atacado por uma doença, ordenado pelos deuses e morrendo de morte agonizante. Gilgamesch antecipa que o mesmo destino o aguarda e ele começa sua caminhada para encontrar a IMORTALIDADE.

Em uma viagem de aventura, ele chega a um barqueiro, que o leva sobre as águas da morte para Utnapischtim, e o aconselha a não dormir por 6 dias e 7 noites, para alcançar a imortalidade. Mas Gilgamesch falha.
O fogo diz a ele que existe uma planta que rejuvenesce tudo que é perecível. Gilgamesh desce às profundezas do mar e encontra-o. Para tornar os homens mais jovens, ele traz esta planta para sua terra, mas uma cobra a rouba. Gilgamesh retorna desesperadamente para Uruk. Ele agora tem a certeza sobre o destino mortal do homem e sabe que, para sua parte humana 1/3, ele deve morrer. É dito, como Enkidu - que já morreu - desceu ao mundo subterrâneo. Gilgamesch pede ajuda aos deuses para libertar o amigo e ENKIDU, o senhor da terra, tem misericórdia e liberta ENKIDU através de um buraco na terra.

Nesta história, conhecemos um novo tipo de herói. O semideus perde sua imortalidade naquele momento, quando descobre a amizade humana. Não há mais diferença entre homens e semideuses. Com isso, o homem se aproxima dos deuses e, por outro lado, coloca-os no mesmo nível.

Muitos escritos no Antigo Testamento mostram as relações de grandes amigos como Davi e Jônatas (livro Samuel). Em resumo: A VERDADEIRA AMIZADE É UM GRANDE TESOURO!
PILAR DA FORTALEZA / ÁUSTRIA
NA SUSTENTAÇÃO DA OITAVA LUZ 2015 - 2022
AQUI E AGORA



Nessun commento:

Posta un commento